Poemas
Alinne Lapuse
Prof Carolina dos Santos Maiola
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura/ Letras (PED0441)- Módulo II
19/11/06
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo indicar possibilidades de atuação da fonoaudiologia no ambiente escolar, com foco para a Educação Infantil.
Considerando ser a educação humana um processo dependente da aquisição e desenvolvimento da comunicação faz-se de suma importância a atuação fonoaudiológica na escola. A Escola e o Fonoaudiólogo compartilham juntamente com a família a responsabilidade de assentar as bases para que as alterações da comunicação e da linguagem que estão se desenvolvendo e evidenciando na instituição escolar, sejam detectadas a tempo e sejam dados os primeiros passos para sua possível solução, sendo este, outro campo em que se ressalta a importância da relação entre o Fonoaudiólogo e a escola.
Palavra-chave; Fonoaudiologia ; Escola ; Educação.
1 INTRODUÇÃO
A fonoaudiologia é uma área da ciência que tem como meta estudar e pesquisar técnicas e métodos de prevenção e terapia fonoaudiológica, que são desenvolvidas na comunicação oral e escrita, voz, audição e psicomotricidade.
A atuação fonoaudiológica na educação infantil, de modo geral, permite a troca de conhecimentos entre os profissionais que atuam no local e oferece subsídios para o aproveitamento do potencial infantil, gerando condições essenciais que propiciam, por sua vez, o desenvolvimento satisfatório da criança. Desse modo, essa participação do fonoaudiólogo na equipe de planejamento escolar, prevista em lei, deve ter o intuito de colaborar nesse processo, pois não cabe ao fonoaudiólogo a elaboração do planejamento, entendido como tarefa essencialmente pedagógica. No entanto, uma vez que essa troca de conhecimentos gira em torno de todo esse processo pedagógico, a formação profissional do fonoaudiólogo permite uma