aromatizante de ar
Aprenda os principais passos para a elaboração do papel reciclado artesanal
Acompanhe abaixo cada uma das etapas da reciclagem do papel.
Coletar
.
.
Os materiais, papéis diversificados, são coletados, em diversos postos: através da coleta seletiva, nas ruas, escolas, gráficas, em todo lugar onde gera lixo de papel. O galão de cor azul na coleta seletiva é o referente à esse material.
.
.
Separar
.
.
O papel a ser reciclado deve ser escolhido detalhadamente, separado por cor, tipo e impressão, assim define-se para qual novo papel ele será empregado. Ex.: um papel rosa seja ofício colorido, vergê salmão ou uma cartolina, são separados em conjunto para formar um novo papel reciclado artesanal de mesma cor.
.
.
Limpar
.
.
A limpeza é fundamental para que o novo papel a ser formado não contenha impurezas, por isso é necessário retirar qualquer tipo de detritos como: clipes, grampos, cordas, elásticos, papel carbono, fitas adesivas, etc.
.
.
Picotar
.
.
Após a limpeza os produtos são enviados para picote. O picotamento do papel dá agilidade ao processo de moagem no liquidificador, por isso, quanto mais finas as aparas, mais rápido o processo. As aparas são colocadas de molho na água, de um dia para o outro. Assim ficará encharcado e fácil de ser cortado pelo liquidificador.
.
.
Triturar
.
Coloque as aparas picotadas de molho em um balde com água por 24 horas. Isso ajuda amolecer o papel, favorece a trituração no liquidificador e melhora a qualidade do produto final. Qualquer pedaço de apara que restar na massa moída atrapalha a qualidade e uniformidade das folhas. Então, bata a massa no liquidificador até se dissolver por completo e ficar bem pastosa.
.
.
Preparar a polpa
.
.
Após a moagem, preparamos a massa com alguns aditivos:
(1) pigmentos naturais ou corantes industrializados. (2) fibras naturais para relevo e textura do papel. (3) cola para