Escola
ENSINO MÉDIO ARTICULADO COM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
AROMAS APLICADOS EM BALAS
Itumbiara
2012
ADRYELE DE MORAES
EMILY CRISTINA
GRAZIELLE SANTOS
INARA VIEIRA LIMA
LETÍCIA CASSIMIRO
ROSÂNGELA FONSECA
SARA NEVES CLAUDINO
AROMAS APLICADOS EM BALAS
Projeto apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Química.
Orientadores: Prof. Especialista Valdecy Inácio da Costa Neto / Vanessa Campos Santana
Itumbiara
2012
Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, a todos os familiares, amigos e professores que contribuíram para a conclusão deste curso.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus pelo dom da vida, aos nossos pais, que sempre nos motivaram em busca de novos conhecimentos, aos nossos irmãos e avós, aos nossos namorados pela compreensão e motivação. Agradecemos também aos nossos orientadores pela contribuição no desenvolvimento deste trabalho. A todos os professores, colegas e amigos, registramos aqui nossos sinceros agradecimentos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 05 2 REFERENCIAL TEÓRICO 07 3 METODOLOGIA 14 4 CRONOGRAMA 15 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
5
1. INTRODUÇÃO
A procura por doces ou confeitos pela população em geral, resultou em um grande mercado de produtos com baixo valor nutricional. A variedade de confeitos disponíveis para satisfazer a demanda de mercado é muito ampla e diversificada, apresentando uma gama muito grande de texturas, sabores e formas (ASSIS, MEDINA e ARAÚJO).
Dentre os ingredientes usados na fabricação das balas destacam-se os aromas e a gelatina, esses ingredientes são os determinantes para que se tenha uma bala de consistência agradável e com boas propriedades organolépticas.
O consumo da maioria dos alimentos é diretamente influenciado pelos aromas característicos do sabor. Com o aumento de novos produtos alimentícios que vem se desenvolvendo ao