Aroma e cor
(saborama ou f lavor)
Existe uma certa imprecisão quantos aos dois
termos, já que o f lavorizante está relacionado ao sabor("flavour" em inglês é sabor daí o nome f lavorizante) e o aromatizante ao cheiro, porém estão interligados em todos os alimentos. Eles são muito importantes porque formam as características dos alimentos... Eles são usados frequentemente para mudar, mascarar, preservar e melhorar o sabor/aroma dos alimentos.
Um jardim sem o perfume e as cores das flores não teria a mesma beleza!!!
Já pensou o que seria de uma comida sem seu cheiro ou sabor?
A pizza do domingo teria alguma graça assim???
É pensando nisso que a indústria trabalha sempre com o intuito de elaborar produtos que mantenham as características mais próximas do natural de odores, sabores e cores dos alimentos industrializados.
Nosso foco principal nesta apresentação.... A AROMATIZAÇÃO
AROMATIZANTES
Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada, RDC nº2,
de 15 de janeiro de 2007, aprovou o Regulamento
Técinico sobre Aditivos Aromatizantes/Aromas.
Os aromatizantes são substâncias ou misturas de substâncias, com propriedades odoríferas e/ ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma e/ ou sabor dos alimentos .
São classificados em aromas naturais ou sintéticos.
Aromatizantes Naturais
São os obtidos exclusivamente por métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias-primas aromatizantes naturais. Entende-se por matérias-primas aromatizantes naturais, os produtos de origem animal ou vegetal aceitáveis para consumo humano, que contenham substâncias odoríferas e ou sápidas, seja em seu estado natural ou após um tratamento adequado, como: torrefação, cocção, fermentação, enriquecimento, tratamento enzimático ou outros.
São classificados por Aromatizantes Naturais ainda segundo a ANVISA:
Óleos