estatistica
Fabiana Morais dos Santos
Conseqüências da inflação, taxa de câmbio social e conjuntura inflacionária atual do Brasil
Salvador, BA
2014
Conseqüências da inflação, taxa de câmbio social e conjuntura inflacionária atual do Brasil
Alexsandro Nascimento Machado
Fabiana Morais dos Santos
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), como requisito de avaliação da disciplina de Conjuntura Econômica e Mercado, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 2014.1, turma 1BM, sala 904, sob orientação do Professor Ventura Lima.
Salvador, BA
2014
1. Conseqüências da inflação para a sociedade e para o mercado A inflação alta é prejudicial para a economia de um país. Quando alta ou fora de controle, pode gerar diversos problemas e distorções econômicas. Taxas de inflação alta são aquelas que ficam acima de 6% ao ano.
As principais conseqüências da inflação alta para a economia e para o mercado são:
Desvalorização da moeda do país.
Com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores (trabalhadores) que não têm reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente. Os preços dos produtos sofrem reajustes constantemente. Uma inflação de 50% ao mês (hiperinflação), por exemplo, corrói pela metade o salário dos trabalhadores.
Alta do dólar e aumento dos preços dos importados.
Outro problema é que enquanto a moeda do país se desvaloriza, as outras (principalmente o dólar) faz o movimento inverso. Se este país com inflação elevada é muito dependente de importações, os produtos importados aumentam de preço, fato que alimenta ainda mais da inflação.
Diminuição dos investimentos no setor produtivo.
Num ambiente de inflação elevada, muitos investidores preferem deixar o dinheiro aplicado em bancos (para que ocorra a correção monetária) do