Armazenagem de produtos alimenticios
ARMAZÉM GRANEL.
Armazenar grãos persiste em cuidados em relação a padrões de qualidade de alta atenção por ter o fácil acesso de pragas, insetos e avarias nos grãos, com o silo, ocupam-se melhor aproveitamento da metragem do local por ser na vertical. O processo de armazenar grãos deve ser acompanhado desde o plantio até a comercialização.
A composição do armazém: Chapa galvanizada (aço carbono com camada de zinco)
Silo Metálico: Atende a necessidade dos produtores de grãos e cereais, utilizados para grande quantidade armazenagens de grãos, cobrado por toneladas, reduzindo espaço e concentrando totalmente em um só local todo o produto colhido.
São de extrema importância a limpeza e pulverização após recolher o restante de grãos, dentro de um silo quando esta sendo feito a retirada para comercialização. Com essa limpeza, evitamos as infestações de pragas, podendo perder totalmente a tonelada ali armazenada.
Devemos ressaltar também os pontos negativos de adquirir um silo em empreendimentos de pequeno porte, como um armazém não terá necessidade, pois a quantidade estocada será mínima, trazendo custo em relação a operação a ser iniciada quando temos o armazenamento em silo metálico.
O alto nível de conservação dos grãos refere-se a um sistema de ventilação em seu interior.
Processo do grão até o silo.
Os caminhões são inclinados em uma plataforma despejando a carga em moegas, logo em seguida, passa para esteira, até chegar ao processo de limpeza. Passando por maquinas de limpeza para peneiramento, lavagem retirando todas as impurezas dos grão, é colocado no secador, retirando a umidade dos grãos assim a reduz as chances de termos fungo e bactérias e grãos perdidos por diversas impurezas. A esteira movimenta a superfície onde é feito o transporte. O redler finaliza as etapas transportando o grão pronto para ser embalado e comercializado.
Tipos de embalagens para grãos
Chapa de aço (caçamba) sem tampa de