Argumentação e assertividade
CIDADANIA e PROFISSIONALIDADE
U C 7- Argumentação e Assertividade
Proposta de Trabalho – DR1
Tema – Capacidade Argumentativa
Formadores: Rodrigues Pinto Formando: Álvaro Teixeira Fernando Dias
Índice
Interrupção Involuntária da Gravidez 3
Tipos de Aborto 4
Despenalização, Legalização e Liberalização do Aborto 5
Complicações do Aborto 6
Código Penal 7
Educação sexual nas escolas 9
Objectivos 9
Vectores essências na educação sexual nas escolas 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Interrupção Involuntária da Gravidez
O aborto é a interrupção de uma gravidez.
É a expulsão de um embrião ou de um feto antes do final do seu desenvolvimento e viabilidade em condições extra-uterinas.
O aborto pode ser espontâneo ou induzido. São várias as causas e os motivos que podem levar a que uma gravidez seja interrompida.
O aborto pode ser induzido medicamente com o recurso a um agente farmacológico, ou realizado por técnicas cirúrgicas, como a aspiração, dilatação e curetagem.
Quando realizado precocemente por médicos experientes e com as condições necessárias o aborto induzido apresenta elevados índices de segurança.
A interrupção voluntária de gravidez é permitida até a décima semana de gestação a pedido da grávida podendo ser realizada no sistema nacional de saúde ou nos estabelecimentos de saúde privados autorizados. A Lei nº 16/2007 de 17 de Abril indica que é obrigatório um período mínimo de reflexão de três dias e tem de ser garantido à mulher "a disponibilidade de acompanhamento psicológico durante o período de reflexão" e "a disponibilidade de acompanhamento por técnico de serviço social, durante o período de reflexão" quer para estabelecimentos públicos quer para clínicas particulares. A mulher tem de ser informada "das condições de efectuação, no caso concreto, da eventual interrupção voluntária da gravidez e suas consequências para a saúde da