Argonautas
Instituto de Ciências Humanas
Metodologia de Pesquisa: Pesquisa Etnográfica.
Malinowski – Os Argonautas do Pacifico.
Marcos Luan M. Freitas
Belo Horizonte, 25 de maio de 2015.
Introdução – Tema, método e objetivo desta pesquisa.
O autor do texto, Malinowski, inicia seu trabalho antropológico levantando algumas questões sobre a sociedade que vai estudar. O grupo qual vai pesquisar será as populações costeiras das ilhas do sul do Pacífico, que possuem ótimos navegadores e comerciantes, os papua-melanésios, moradores da costa e das demais ilhas da Nova Guiné. São comunidades constituídas de navegadores, artesãos e comerciantes.
Existe outro sistema qual Malinowski vai pesquisar, e propõe descrever, que é o Kula um sistema de comercio econômico bastante complexo e extenso que abrange todas as ilhas próximas e é considerado de grande importância e fundamental na vida dos moradores, é reconhecido pelos próprios nativos que dela utilizam.
Para isso antes Malinowski apresenta uma descrição de métodos que irá utilizar para a coleta do material etnográfico. Ressalta que é de grande importância que para se fazer pesquisa o pesquisar precisa separar o que foi observado, as declarações e os modos de vida do outro das suas concepções e visões já construídas ao longo da vida, para de fato assim a pesquisa não ficar muito distante da realidade.
No início do seu trabalho com as ilhas Trobiand, Malinowski relata que foi difícil ter uma relação mais direta com os moradores, e por isso começou a colher dados físicos, onde anotou a arvore genealógica, alguns desenhos, e a relação dos parentescos. Mas só isso não bastava, para entender de fato como era a dinâmica da aldeia era preciso o pesquisador, viver se como eles, desprendendo do mundo atual, utilizando se de novas técnicas e elaborar certos métodos de coletas de informações, pois o mesmo afirma que para fazer uma boa etnografia o pesquisador deve