Meu Novo Portifolio
Do ponto de vista histórico, a educação da criança esteve sob a responsabilidade exclusiva da família durante séculos, porque era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura. Na sociedade contemporânea, por sua vez, a criança tem a oportunidade de freqüentar um ambiente de socialização convivendo e aprendendo sobre sua cultura mediante diferentes interações com seus pares.
A proposta desse trabalho é mostrar a importância dos jogos na educação infantil seja ela formal ou não formal.Como referência, todo um contexto histórico abordado pelos autores e as disciplinas do quinto módulo trabalhadas até o momento.E abordar através deste mecanismo que a criança pode aprimorar suas habilidades manuais e motoras.
O lúdico é considerado como parte de um processo de ensino, no qual há uma integração social, cultural e cognitiva no contexto escolar. Segundo autores comprovam que os jogos podem ser explorados para tornar a aprendizagem dessas crianças mais prazerosa ressaltando assim, a importância das atividades recreativas não só como uma forma de se divertirem mais de conhecimento entre essas brincadeiras no âmbito educacional, sempre nos preocupando em proporcionar atividades que possam ser uma boa opção para se propagar conhecimento desenvolvimento.
A palavra jogo é muito complexa apresenta vários sentidos, destacamos a brincadeira, a diversão e a competição, pois são partes de interesse no que se refere à educação infantil. E é através do brincar que a criança se encontra com o mundo de corpo e alma, percebendo como ele é, e dele recebe elementos importantes para a sua vida, desde os mais insignificantes hábitos, até fatores determinantes da cultura e de seu tempo, e com brincar que muitas vezes a criança desenvolve a imaginação e o raciocínio crítico. A brincadeira é a chave que as possibilita entrar em contato com outros ou com o meio, conhecer novas culturas, ampliar