Portifólio Novo acordo ortográfico
Curso: Bacharel em Ciências Contábeis
Polo: Campo Grande
Código: 1320857
Explicite as quatro principais mudanças ocorridas na língua e como elas afetaram a vida dos brasileiros.
Uma das principais obras de uniformização de nossas palavras é o vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), lançado e atualizado pela Academia Brasileira de Letras. Nessa obra, muitas dúvidas são superadas e grafias vacilantes são uniformizadas. Os principais impasses, em resumo, ocorrem na formação de substantivos compostos, algo de dificílima regulação; já quanto aos prefixos e ao hífen, em sua imensa maioria, o acordo simplificou o uso; na acentuação, não há novos acentos, mas sim algumas regras que deixam de existir. Globalmente, o acordo tornou a grafia mais simples, embora haja muitas exceções tendo por base o uso, a consagração, a tradição.
Abaixo poderemos observar um resumo das quatro principais mudanças:
Alfabeto
Passa a ter 26 letras, ao incorporar “k”, “w” e “y”. A inserção das novas letras assim deve ser feita: …j, k, l…v, w, x, y, z. Para lembrar-se da posição em que elas estão no alfabeto, pense da seguinte forma: JK (famoso presidente norte-americano); “w” é um duplo “v”, primeiro vem um “v”, depois “w”; já o “y” é a penúltima letra e é bastante usado em enumerações genéricas (“não se pode incriminar x, y ou z sem haver um motivo”).
Acento circunflexo
1. Não se usará mais nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados. A grafia correta será creem, deem, leem e veem; descreem, releem, anteveem, preveem, reveem.
2. Também foi abolida a regra que exigia acento em palavras terminadas em oo; passamos, agora, a usar: abençoo, abotoo, enjoo, povoo, voo, etc.
Acento agudo
1. Não se acentuam mais palavras paroxítonas que trazem os ditongos abertos “ei” e “oi”: alcateia, androide, eu apoio, ele apoia, que eu apoie, assembleia, boia,