O que é pin hole?
Pinhole é um processo fotográfico onde se dispensa a utilização de lentes, a fotografia é obtida a partir de um compartimento vedado à entrada de luz, com apenas um pequeno orifício em uma das extremidades.
A luz entra por esse pequeno orifício (pin hole) e projeta a imagem exterior no fundo do compartimento. Essa imagem pode ser capturada por alguma superfície fotossensível, como papel ou filme fotográfico, que deve ser processado normalmente, como uma fotografia comum.
A imagem produzida em uma pinhole apresenta uma profundidade de campo quase infinita, ou seja, todos os planos da cena aparecem em foco, coisa que não acontece com nenhum tipo de lente.
O princípio da fotografia pinhole já era conhecido desde a Antiguidade, através do uso da câmara escura, a qual o filósofo grego Aristóteles se referiu quanto a sua utilização em observações astronômicas. Posteriormente, no século XI, o árabe Ibn al-Haitham (Al-Hazen) também referiu esse princípio como apoio à observação de um eclipse solar. As “câmaras escuras” continuaram a ser utilizadas nos séculos seguintes, como apoio ao registro de imagens, usualmente pelo processo do desenho, sendo posteriormente aperfeiçoadas com um sistema óptico, dando início ao uso do estenopo e da superfície fotossensível, passando a ser designada de câmera fotográfica. O que torna esse processo fotográfico tão especial é que a fotografia pinhole permite que você faça uma foto que necessita apenas de um recipiente protegido contra a luz com um pequeníssimo furo, contendo material fotossensível em seu interior. Não há necessidade de lentes óticas ou de maquinário fotográfico convencional, podendo facilmente ser adaptada a partir de uma câmara já existente ou ser feita artesanalmente. A partir da criação de sua própria câmera e com o que ela oferece (profundidade de campo infinita, perspectivas distorcidas, e longas exposições), o usuário tende se tornar mais criativo e também mais seletivo na obtenção de suas