procedimento para a fabricação da câmera de Pin Hole
Primeiramente, devemos transformar a caixa ou a latinha que servirá de câmera escura – pintá-la com tinta preta fosca, inclusive o interior e a tampa desta. Deve-se fazer um buraco 2cm x 2cm com o auxílio de uma tesoura e após cobrir este furo com um papel alumínio (do potinho de iogurte) e então fazer um furo perfeito com a agulha (somente com a pontinha da agulha).
Deve-se verificar bem a câmera para que não exista nenhum ponto onde possa penetrar a luminosidade a não ser o feito com a agulha, caso haja, deve-se vedá-lo. O dispositivo de entrada de luz também deverá ser vedado pelo lado de fora por um pedacinho de fita isolante preta, o qual servirá como dispositivo para o controle da entrada de luz na câmera.
Como montar a câmera:
· primeiro pegar uma caixa de papelão (sapato);
· em uma das laterais da caixa fazer uma quadrado 2cm x 2cm;
· pinta a caixa por dentro e por fora de preto fosco;
· sobre o buraco feito anteriormente, colocar um pedaço de papel alumínio e fazer um furinho, somente com a ponta de uma agulha ou um alfinete. Tampar este furo com fita adesiva preta de modo que a luz não penetre e que seja fácil removê-lo;
· em uma sala escura colocar o papel dentro da câmera.
Montagem do papel nas câmeras
Divididos em pequenos grupos, os alunos entrarão na sala para montarem suas câmeras.
A montagem consiste na fixação do papel fotográfico na caixa. Esta fixação pode ser feita com fita adesiva. Uma a uma, corte as folhas de papel fotográfico num tamanho apropriado para a caixa. Enrole pequenos pedaços de fita adesiva e cole-os na parte de trás do papel. Abra as latas, uma a uma, e cole o papel, centralizando-o frente ao orifício, fechando as caixas em seguida.
Certifique-se de que o pequeno furo de agulha esteja coberto com a fita isolante.
Como fotografar com a pinhole
A câmera de orifício não permite que seja visto pela lente ou pelo lado de dentro o objeto que será fotografado. Assim, não