Jasão e os argonauta
ALUNA: PRISCILA CRISTINA BORGES MARCHON AMBROSIO
Jasão e os Argonautas - Mitologia Grega
O mito de Jasão e os Argonautas ocupam um lugar muito importante na Mitologia Grega. Ele reflete as primeiras aventuras (e desventuras) dos helenos por mares desconhecidos, repletos de perigos - reais ou fantasiosos. Depois da expedição heróica, os marinheiros gregos passariam a atravessar aqueles mares cada vez mais freqüentemente, construindo novas cidades e difundindo a civilização para o oriente e o ocidente.
Mas a história dos heróicos Argonautas começa com outra história: a do velo de ouro. Este era o velo de um carneiro mágico que podia voar, no qual Frixo, príncipe da cidade de Orcômeno, fugira para a distante Cólquida. Desde então, a fama do velo se espalhou por toda parte, pois se dizia que ele tinha o dom de trazer prosperidade e riqueza a quem o possuísse. Muitos eram aqueles que cobiçavam o tesouro, porém o único homem valente o suficiente para realizar essa façanha viera à luz no exato momento em que Frixo chegava à Cólquida - era Jasão.
O herói era o verdadeiro herdeiro do trono da cidade de Iolco, porém seu pai, Éson, fora destituído do governo pelo meio-irmão Pélias, um homem astucioso e cruel. Com medo de que o filho fosse assassinado pelo monarca, Éson entregou Jasão para o centauro Quíron criar.
Quando Jasão completou vinte anos, o centauro contou toda a verdade ao jovem, que foi reivindicar o trono que era seu por direito.
O astuto Pélias, porém, explicou a ele que não abriria mão do trono facilmente. E perguntou:
- O que você faria se estivesse no meu lugar?
Jasão não hesitou:
- Poria à prova a coragem daquele que estivesse reivindicando a posição de rei mandando-o realizar a maior façanha que se pode imaginar: trazer o velo de ouro da Cólquida.
E assim, o desafio foi definido e o herói partiu numa expedição até a longínqua Cólquida. Mas ele não foi sozinho: outros 50 destemidos heróis o acompanharam na empreitada,