Resumo da obra Medeia de Eurípedes
Medeia (em grego, ΜΗΔΕΙΑ) narra à história de uma mulher capaz de trocar, sua pátria e família para seguir ao lado de um grande amor, até ser trocada por uma mulher mais nova, achando-se traída arquiteta uma vingança contra ele.
Jasão, líder dos argonautas, parte em busca do Velocino de ouro para Cólquida, a missão que lhe é dada é para que consiga retomar o trono de Iolco. No caminho conhece Medéia um retrato psicológico de Euripides sobre uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo conhecida pelas versões literárias que lhe deram Eurípides, Ésquilo, Ovídio e Sêneca. Medéia era filha de Eetes, rei da Cólquida, embora fosse filha do rei Jasão se apaixona por ela, que o ajuda usando seus poderes de feiticeira para ele vencer os obstáculos impostos por seu pai o Rei.
Saem vitoriosos, Medéia apaixonou-se por Jasão e, depois de ajudá-lo a realizar sua missão, seguiu com o grupo para a pátria de Jasão, Jolcos, na Tessália. Mais tarde, Jasão apaixonou-se por Glauce e abandonou Medéia
Injustiçada e furiosa a feiticeira não poupa esforços para vingar-se de Jasão. Ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando conformismo tradicional. Prepara um plano no qual vingar-se-ia de todas as pessoas incluindo Glauce, com um manto mágico que se incendiou ao ser vestido, matando-a, seu pai o Rei acaba morrendo também em virtude do veneno que estava no manto e planeja matar os filhos que teve com Jasão para vingar-se dele e automodificar-se e lança sobre ele terrível maldição…
Medéia consegue fugir e casa-se, depois, com o rei Egeu. Sua lenda serviu de tema a obras artísticas e literárias de todos os tempos. É vista como uma das figuras femininas mais impressionantes da dramaturgia universal.