argila
Uma das matérias-primas cerâmicas mais amplamente utilizadas é a argila. Esse ingrediente muito barato, encontrado naturalmente e em grande abundância se enquadra dentro de duas classificações abrangentes: os produtos estruturais à base de argila e as louças brancas. Os produtos estruturais à base de argila incluem os tijolos de construção, os azulejos e as tubulações de esgoto, ou seja, aplicações onde a integridade estrutural é importante. Os materiais cerâmicos que incluem as louças brancas se tornam brancos após um cozimento a uma temperatura elevada. Estão incluídos nesse grupo porcelanas, louças de barro, louças para mesa, louça vitrificada e acessórios para encanamento (louças sanitárias). Além da argila, muitos desses produtos contêm também ingredientes não-plásticos que influenciam tanto as alterações que ocorrem durante os processos de secagem e cozimento como as características da peça acabada.
CARACTERÍSTICAS DAS ARGILAS
Hidroplasticidade: adquire plasticidade ao adiciona-se com a água.
Granulometria: Apresenta dimensão granulométrica muito pequena na faixa de 2 micron. A granulometria é uma das características mais importantes da argila, influenciando diretamente na resistência, plasticidade da pasta e permeabilidade dos materiais cerâmicos.
Elevada superfície especifica: essa propriedade é muito importante, pois se torna mais reativa.
Sonoridade: a argila tem a propriedade de emitir sons, através de pequenos batimentos após a cozedura.
Impermeabilidade: Após cozimento e vidrada a peça se tona mais impermeável.
Resistência - é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois da cozedura, de não sofrer deformações do seu aspecto, resistindo ao calor e à corrosão.
COMPOSIÇÕES DOS PRODUTOS À BASE DE ARGILA
Além da argila, muitos desses produtos (em particular as louças brancas) também contêm alguns ingredientes não-plásticos; os minerais não-argilosos