Argila
Tecnológica
ARGILA
A Cerâmica,
Cerâmica é argila (barro) que cozida no forno torna-se dura e pouco quebradiça os seus principais elementos são a sílica e o alumínio.
Há milhares de anos já se faziam objectos de argila. A Cerâmica é uma actividade que mantém inalterável, até hoje os seus princípios fundamentais: obter a argila, moldar, secar e cozer.
São inúmeros os tipos de argila existentes. Algumas são usadas para confeccionar telhas, tijolos, vasos de plantas etc.; outras para confeccionar pisos, azulejos, objectos etc.; outras para a chamada louça branca usada principalmente em banheiros - pias, vasos sanitários etc.; e outras para a chamada cerâmica artística - artesanal objectos utilitários, objectos decorativos, esculturas etc.
A argila existe em toda superfície terrestre. Alguns tipos são encontrados a céu aberto e outros em minas subterrâneas. A argila quando retirada da natureza geralmente contém corpos indesejáveis, impurezas e por isso necessita ser
Jazida
Argila / Cerâmica
PLASTICIDADE – A argila tem a capacidade de adquirir e manter diferentes formas ao ser trabalhada. Mesmo depois de seca e antes de ser cozida, pode ser novamente trabalhada se lhe adicionarmos água.
RESISTÊNCIA – É a propriedade que a peça tem de manter a forma dada após secagem e de se tornar mais resistente após a cozedura.
IMPERMEABILIDADE –
Depois de cozida e vidrada a peça deixa de absorver líquidos. SONORIDADE – Propriedade que a argila tem de emitir sons, através de pequenos
Propriedades da argila
Características da Argila
São denominados barros magros os que partem com facilidade quando trabalhados, e barros gordos os que possuem mais maleabilidade -plasticidade.
A argila apresenta-se com cores variáveis , sendo a mais pura, bastante clara, o caulino. Os restantes tipos de argila, os “barros”, apresentam-se com várias cores: acinzentados, amarelados e avermelhados.
As peças de cerâmica também podem ser confeccionadas misturando duas ou mais