materiais
O cobre é um metal conhecido como Cu, de número atômico 29, e está entre os primeiros metais descobertos pelos seres humanos, utilizado desde a Antiguidade para a produção de moedas e enfeites. Sua cor é um laranja-avermelhado que desperta interesse em diversas peças. Ele participa do processo de fabricação do bronze, metal que é feito de cobre com estanho, além de possuir diversas propriedades que ajudam na produção e utilização deste metal no dia a dia.
As principais características do cobre são:. 1 – Ótimo condutor: este metal conduz facilmente calor e eletricidade, sendo usados em diversas operações que necessitam desta propriedade. 2 – Não é corrosivo: assim como alguns outros metais, o alumínio, por exemplo, o cobre resiste à corrosão. 3 – Molda-se facilmente: esta propriedade facilita a produção de diversos objetos e produtos de cobre. Vale lembrar que, apesar de facilmente moldável, ele é metal muito resistente. 4 – Anti-bactericida: ele não absorve muitas bactérias, pois retarda o crescimento de germes que fazem mal à saúde.
Aplicações
O cobre tem papel importante nas indústrias do transporte, da eletrônica, da construção, da agricultura, da energia, da saúde e das novas tecnologias e é um fator fundamental na mineração, na produção de ligas, na fabricação de utensílios de cozinha, equipamentos químicos e farmacêuticos, moedas e dispositivos anticoncepcionais intrauterinos, entre muitas outras aplicações.
Arquitetura: Tanto nas coberturas de telhados como nos revestimentos de fachadas, o efeito visual do cobre envelhecendo através das décadas tem sido considerado um símbolo de elegância arquitetônica e distinção.
Energia: Por suas características de condutividade elétrica e térmica, resistência mecânica, flexibilidade, resistência à corrosão e relação custo-benefício, o cobre é o metal mais utilizado em equipamentos de sistemas elétricos.
Instalações Elétricas: A eletricidade é fundamental para a vida das pessoas, e seu uso é