Aquisição da Linguagem ( Interacionista )
Desta forma, através da linguagem a criança tem acesso,antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura.
Nas teorias de aquisição da linguagem, o interacionismo ofereceu muitas respostas às lacunas deixadas pelas teorias comportamentais e inatistas, ao partir do pressuposto de que o sujeito interage ativamente com o meio e que este modifica aquele em função de sua ação. Isto favoreceu a proliferação de pesquisas em contextos interacionais diversos (lar, escola, creches, etc.), caracterizados tanto por relações assimétricas (adulto criança),como por relações simétricas (criança-criança).
Todavia, a abordagem interacionista, não se constitui como um todo homogêneo em que todos os teóricos partilham de uma mesma concepção do termo interação. Dessa forma, os dois teóricos mais conhecidos Piaget e Vygotsky apesar de pertencerem a vertente interacionista, divergem em aspectos nos que se referem a maneira qual a criança desenvolve a linguagem a partir da interação. Para Jean Piaget o meio é como condição para o desenvolvimento cognitivo, mas centraliza sua explicação nos mecanismos de coordenação entre as ações da criança sobre o mundo, dando pouca importância à intervenção social,ou seja, a criança desenvolve – se a partir da sua interação com o ambiente. Já Vygotsky considera que a criança desenvolve-se a partir da sua interação com os outros e no modo qual a criança internaliza o que recebe do ambiente.
Portanto Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores