Libras
CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO- CCE
DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES VISUAIS- DMA
RELÁTORIO COMENTADO SOBRE A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Joseane Rayk de Sousa Adelino
2013901741
Professora: Izolina
Disciplina: Libras
Curso: Artes Visuais
Teresina, julho
2014
RESUMO COMENTADO
Aquisição da Linguagem
Devemos considerar a libras como sendo a L1(primeira língua) da criança brasileira e a língua portuguesa como sendo L2 (segunda língua). Isso se deve ao fato que a aquisição da L2 exige procedimentos sistemáticos e formais, alias não só a língua portuguesa mais qualquer língua oral que é imposta para uma pessoa surda irá acarretar maiores dificuldades para mesma.
Os estudos sobre a aquisição da linguagem estão diretamente envolvidos com três tipos de abordagens. Essas abordagens são classificadas, como: a comportamentalista, a linguística e a interacionista. Dentre essas abordagens a com que mais concordo é a abordagem interacionista. Principalmente com o enfoque social porque esse enfoque concorda com o fato de que a linguagem tem estrutura e regras gramaticais que a torna diferente de outros comportamentos. E também por enfatizar a importância do papel do meio ambiente na estrutura da linguagem. Importante ressaltar que no trabalho da Ronice Müller (1997) tem como base uma concepção em que a aquisição da linguagem somente é possível em seres humanos por esses serem dotados de uma capacidade linguística mental geneticamente determinada.
As pesquisas desenvolvidas em relação à aquisição da linguagem em criança surdas podem ser comparadas com a aquisição de línguas orais em muitos aspectos. Essas pesquisas utilizam principalmente crianças surdas filhas de pais surdos, porque são crianças que tem possuem o imput (aprendizagem) linguístico adequado para possíveis análises do processo de aquisição. Por isso podemos considerar o processo de aquisição análogo ao processo de aquisição das linguais