atividades
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA-CEAD
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS/EAD
DISCPILINA: INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA (MÓDULO I)
PROFª. HANNAH ISABEL
UNIDADE 1: COMPREENSÃO DA LINGUAGEM
ATIVIDADE INDIVIDUAL
1-Levando em consideração os traços que demarcam a linguagem verbal, não verbal e mista, analise as imagens a seguir, elabore um conceito para esses tipos de linguagens. Em seguida, diga o sentido que as imagens abaixo nos transmitem.
a)
b)
c)
d)
e)
2-Após entendimento do processo de aquisição da linguagem pode-se dizer que a natureza filosófica da mesma reside, sobretudo, na forma como ela foi definida por seus estudiosos. A partir disso, detalhe objetivamente como cada teoria define a linguagem.
TEORIA DE AQUISIÇAÕ:
Se dá através da experiência. Um dado estímulo conduzirá a uma dada resposta que deverá ser reforçada para que haja aprendizagem. A estrutura linguística estar no exterior.
RACIONALISTA: Há uma predisposição biológica do ser humano---uma capacidade inata. Há algum mecanismo no cérebro humano responsável pelo aprendizado da linguagem que é ativado com experiências , exposição a uma dada língua.
TEORIAS EMPIRISTAS:
PROPOSTA BEHAVORISTAS: Pauta se no associa cismo. O aprendizado dos comportamentos (Linguísticos e não linguísticos) se dá por meio de estímulos, reforços e privações.Essa proposta considera apenas os fatos da língua que são observados sua parte externa, desconsidera a existência de um componente organizador da língua que trabalha junto aos dados na estruturação da língua específica.
PROPOSTA CONEXIONISTA: Propõem a existência de um mecanismo cerebral genético responsável pela aprendizagem, ou seja o individuo aprende a partir das redes neurais estabelecidas com bases em experiências.A aprendizagem centra-se na relação entre os dados de entrada e saída