Aqueduto
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
AQUEDUTO
O QUE É AQUEDUTO: canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, construído com a finalidade de conduzir a água. Os aquedutos são normalmente edificados sobre arcadas ou sob plataformas de vias de comunicação.
AQUEDUTOS ANTIGO x MODERNOS
Nos aquedutos mais antigos o escoamento era geralmente com superfície livre, apresentando sempre uma inclinação mínima para que a água pudesse correr, e eram edificados em alvenaria. O atravessamento de vales importantes era feito sobre estruturas em arcaria (série de arcos).
No passado, aquedutos muitas vezes tinham canais feitos de terra ou outros materiais porosos, mas quantidades significativas de água são perdidos através de tais aquedutos sem forro. Como a água fica cada vez mais escassa, estes canais estão sendo revestidas com concreto e polímeros ou solo impermeável. Em alguns casos, um novo aqueduto é construído ao lado do velho, porque não pode ser desligado durante a construção.
Nos aquedutos modernos o escoamento é sob pressão, contando com tubos metálicos ou em concreto e bombas motorizadas para elevar a coluna de água. Os aquedutos modernos são geralmente subterrâneos.
ANTIGOS AQUEDUTOS
Embora particularmente associada com a romanos, aquedutos foram concebidos muito antes na Grécia e no Oriente Médio e subcontinente indiano, onde os povos, como o Egípcios e Harappanos construídas sofisticadas de irrigação sistemas. Estilo romano aquedutos foram usados tão cedo quanto o sétimo século aC, quando a assírios construíram um aqueduto de pedra calcária 80 km de comprimento, que incluiu uma secção de 10 m de altura para atravessar um vale 300 m de largura, para levar água para a sua cidade capital, Nínive.
ÍNDIA: O subcontinente indiano é acreditado para ter alguns dos primeiros aquedutos. As provas podem ser encontradas nos sites da atual Hampi, Karnataka . Os aquedutos maciços perto de rio Tungabhadra de abastecimento de água de