Aqueduto
Aqueduto é um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a finalidade de conduzir aágua.
Os aquedutos são normalmente edificados sobre arcadas ou sob plataformas de vias de comunicação.
História[editar | editar código-fonte]
Nos aquedutos mais antigos o escoamento era geralmente com superfície livre, apresentando sempre uma inclinação mínima para que a água pudesse correr, e eram edificados em alvenaria. O atravessamento de vales importantes era feito sobre estruturas em arcaria.
Nos aquedutos modernos o escoamento é sob pressão, contando com tubos metálicos ou em betão e bombas motorizadas para elevar a coluna de água. Os aquedutos modernos são geralmente subterrâneos.
Na antiguidade, quase todas as civilizações construíram aquedutos, como por exemplo a China, a Caldeia, aAssíria, a Fenícia, a Grécia e Roma.
Foi com a civilização romana que os aquedutos tiveram um desenvolvimento extraordinário. A cidade deRoma, no século I era abastecida por catorze aquedutos, o maior deles com 90Km de extensão.
No ambiente jurídico, o aqueduto é o melhor exemplo de uma servidão (modalidade de Direito Real).
Aquedutos são galerias subterrâneas ou expostas à superfície que servem para conduzir água. Os mais antigos que se tem conhecimento eram baseados em uma superfície livre com pequena inclinação para favorecer ao escoamento da água. Quase todas as civilizações da antiguidade construíram seus aquedutos, mas foi com os romanos que houve um grande desenvolvimento dos aquedutos. Seu sistema de abastecimento envolvia 11 aquedutos e o maior deles possuía 90 Km de extensão. Os Aquedutos Romanos refletiam a filosofia romana de objetividade e praticidade. Roma nos deixou volumosas estruturas que tinham a função de conduzir a água pelas cidades. As fontes atestam que os romanos conheciam o sistema de transporte de água por canalização subterrânea e o de aquedutos em arcos suspensos que fora aprendido com os etruscos. A escolha por este modelo se deu pelo