Aqueduto Romano
Aqueduto é um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a função de conduzir a água. Os aquedutos são normalmente construidos sobre arcadas ou sob plataformas de vias de comunicação.
Aqueduto da Água de Prata, em Évora, Portugal.
Os Aquedutos foram e continuam sendo muito importantes para as civilizações, no transporte de agua, hoje com mais tecnologias envolvidas, porem a ideia é a mesma.
Hoje muitos deles ainda continuam com a sua função principal (o transporte da água), outros vieram a se transformar em transporte ferroviário e até mesmo em pontes.
________________________________________________________
Católica de Santa Catarina - Joinville
Alunos: Ana Paulina; Eduardo Hugo Scholze; Sarah Helena Deretti
História ll - Professora: Laura Bahia
Matutino A
Nos aquedutos mais antigos o escoamento era geralmente com superfície livre, com uma inclinação mínima para que a água percorra o caminho, e eram feitas em alvenaria. O atravessamento de vales importantes era construido sobre estruturas em arcaria.
A estrutura era construída em formas de arcos capazes de aguentar o muito peso.
Os condutores eram feitos de tijolos e revestidos internamente por cimento, o que costumavam chamar de canalis, também com cimento vulcânico, tijolos e pedras, utilizados pelos Romanos.
Na
antiguidade, quase todas as civilizações construíram aquedutos, como por exemplo a China, a Assiria, a Grécia e
Roma.
Foi com a civilização romana que os aquedutos tiveram um desenvolvimento extraordinário. Enquanto os ricos recebiam água em suas residências, a população mais pobre só podia retirar água das fontes públicas mediante o pagamento de uma taxa.
Os aquedutos que faziam esse abastecimento de água tinham entre 8 e 85 Km de extensão e eram elevados a mais de 60 metros. A cidade de Roma, no século I era abastecida por catorze aquedutos, o maior deles com 90Km de extensão.
Entre os aquedutos