ARQUITETA
O diagnóstico inicial da área servirá para caracterizar os fatores ambientais
1.1 Hidrografia
1.1.1 Bacia Hidrográfica
A bacia hidrográfica é a área ocupada por um rio principal e todos os seus tributários, cujos limites consistem as vertentes, que por sua vez limitam outras bacias. No Brasil, a predominância do clima úmido propicia uma rede hidrográfica numerosa e formada por rios com grande volume de água.
As bacias hidrográficas brasileiras são formadas a partir de três grandes divisores:
Planalto Brasileiro
Planalto das Guianas
Cordilheira dos Andes
Figura 1. Mapa Bacias hidrográficas Brasileiras.
Ressaltam-se oito grandes bacias hidrográficas existentes no território brasileiro; a do Rio Amazonas, do Rio Tocantins, do Atlântico Sul, trechos Norte e Nordeste, do Rio São Francisco, as do Atlântico Sul, trecho Leste, a do Rio Paraná, a do Rio Paraguai e as do Atlântico Sul, trecho Sudeste.
A área objeto de estudo está inserida na Bacia Hidrográfica Atlântico Sul-Sudeste. Esta é entrecortada pelos Rios Ribeira do Iguape, Itajaí, Tubarão e Jacuí (que se denomina Guaíba em Porto Alegre).
Figura 2. Bacia do Atlântico Sul.
1.2 Microbacia Hidrográfica
Uma Microbacia Hidrográfica é uma área geográfica denominada por divisores de águas (espigões), drenada por um córrego, para onde escorre a água da chuva.
1.3. Microbacia do Rio Itapocú Localiza-se no Estado de Santa Catarina entre as longitudes 49° 37' e 49° 45' W e latitudes 26° 12' e 26° 47' S. Com uma área de drenagem de 2.930 km2, tem como principal rio o Itapocú, cujos afluentes prioritários são os rios Jaraguá, Piraí, Novo e Itapocuzinho.
Segundo SEDUMA (1997), a bacia do no Itapocú e seus afluentes principais não apresentam problema mais sério de poluição. Dessa forma, de acordo com a Portaria Estadual 24/79, o Itapocú e seus principais afluentes, quanto ao uso, encontram-se