Aquedutos
ENGENHARIA CIVIL
AQUEDUTOS
Araraquara – SP
Maio 2013
AQUEDUTOS
Trabalho sobre Aquedutos apresentado às Faculdades Integradas de Araraquara como requisito de avaliação parcial para o curso de Engenheira Civil.
Orientador: Rudney Conceição Queiroz
Araraquara – SP
Maio 2013
O que é Aqueduto?
Aqueduto é um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a finalidade de conduzir a água. Os aquedutos foram normalmente edificados sobre arcadas (arcos) ou sob vias plataformas.
Os aquedutos romanos eram construções extremamente sofisticadas. Eles eram construídos para operarem dentro de parâmetros muito precisos de tolerância. De modo que o caimento (de Pont du Guard, por exemplo) é de apenas 34cm por quilômetro. Descendo apenas 17m verticalmente em um percurso de 50km. O desafio consistia no fato de que o aqueduto tinha que ter o caimento exato, uma vez que se o volume de água fosse muito grande ela transbordaria, se fosse muito baixo, a água empoçaria. Totalmente, impulsionado pela gravidade, percorria muitos quilômetros de modo muito eficiente.
Construção de Arcos/Abóbadas
Os construtores da antiguidade dispunham de limitados materiais para fazer suas construções. Entre esses materiais tinham a madeira e a pedra. A madeira, pela sua pequena resistência e pouca durabilidade não era dos melhores materiais. As pedras apesar de difíceis de serem removidas e trabalhadas apresentavam grande resistência a compressão e grande durabilidade.
Foram desenvolvidas então, técnicas para melhor se aproveitar essas características da pedra. Os etruscos iniciaram e depois os romanos aperfeiçoaram a construção de arcos.
Conseguem-se vãos muito maiores com arcos do que com vigas retas, por isso eles são muito usados na construção de pontes e viadutos. Mas além da sua função prática de distribuição da carga o arco possui também uma forte componente decorativa permitindo uma grande