aps - guindaste
NOME RA
TURMA:
GUINDASTE HIDRÁULICO
Garra tipo pinça
SÃO PAULO
2013
NOME RA
GUINDASTE HIDRÁULICO
Garra tipo pinça
Trabalho de atividade prática supervisionada (APS) feito pelos estudantes do 2° semestre de Engenharia Civil da Universidade Paulista.
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
Este trabalho de atividade prática supervisionada tem como principal objetivo mostrar o funcionamento do guindaste hidráulico, e também incrementar os conhecimentos a respeito dos movimentos efetuados por pistões movidos a fluidos.
2. GUINDASTE
O guindaste é um equipamento utilizado para a elevação e movimentação de cargas e materiais pesados, assim como, a ponte rolante que usa o princípio da física no qual uma ou mais máquinas simples criam vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana. São comumente empregados na construção civil, indústria, terminal portuário, e aeroportuário, aonde se exige grande mobilidade no manuseio e transporte de cargas.
Figura 1. Primeiros guindastes.
Os primeiros guindastes foram inventados na Idade Antiga pelos gregos e eram movidos por homens e/ou animais de carga. Esses guindastes eram usados para a construção de carros e prédios. Guindastes maiores foram desenvolvidos posteriormente usando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas. Já na Alta Idade Média, foram introduzidos guindastes portuários para carregamentos, descarregamentos e construções de embarcações. Os primeiros guindastes eram feitos de madeira, mas com a Revolução Industrial, passaram a ser produzidos com ferro fundido e aço.
Atualmente o modelo mais comum de guindaste consiste em uma torre treliçada de aço ou telescópica montada sobre uma plataforma fixa ou móvel, que pode ser constituída de trilhos, rodas, acoplados a caminhões ou ainda sobre esteiras. Os seus respectivos movimentos são efetuados através