APS Guindaste
1) Introdução 3
2) Revisão bibliográfica 4
3) Efeito do trabalho na formação do aluno 5
4) Conclusões 6
5) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1) Introdução
A preocupação e necessidade de movimentação de materiais e máquinas de grande volume sempre impulsionaram o homem a buscar mecanismo dos mais variados tipos para que obtivesse sucesso nessa árdua tarefa.
Com este pensamento latente a todo ser humano na cabeça e principalmente aos alunos de graduação em engenharia mecânica, foi proposta a criação de um guindaste confeccionado exclusivamente em palitos de sorvete e cola.
Antes de contextualizar os materiais, métodos, objetivos e efeitos do trabalho na formação acadêmica dos alunos envolvidos é necessário realizarmos uma breve apresentação sobre o que é um guindaste.
O guindaste também chamado de grua e, nos navios pau de carga é um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados, usando o princípio da física no qual uma ou mais máquinas simples criam vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana. São comumente empregados nas indústrias, terminais portuários e aeroportuários, aonde exige-se grande mobilidade no manuseio de cargas e transporte
Os primeiros guindastes foram inventados na Idade Antiga pelos gregos e eram movidos por homens e/ou animais de carga (como os burros). Esses guindastes eram usados para construção de carros e prédios. Guindastes maiores foram desenvolvidos posteriormente usando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas.
Com o objetivo traçado, a elaboração de um guindaste construído exclusivamente com cola e palitos de sorvete, os trabalhos foram iniciados, com base nos modelos usuais utilizados na construção civil, portos e aeroportos os envolvidos na execução do projeto optaram por construir a coluna de sustentação em estrutura armada e o braço de