APS Guindaste 2015
1. Introdução
O guindaste é dito como uma invenção romana, conforme registros anteriores ao século I a.C.Grande parte da História dos guindastes é originado dos escritos do arquiteto romano Vitrúvio (século I a.C.) e de Héron de Alexandria (século I d.C.). O primeiro dos guindastes e o mais simples conhecido, era formado apenas de um único poste fincado no chão, erguido e sustentado por duas cordas amarradas em seu topo. Neste local, prendia-se uma roldana onde corria a corda utilizada para suspender. A corda era normalmente enrolada em um molinete fixo a base da estaca. Os guindastes romanos apresentavam sérias limitações. Apesar de a carga poder ser levantada verticalmente, o ângulo de giro, era muito curto. E só poderia ser erguida até a altura das estacas, sem contar com a imobilidade do equipamento. O que forçava o uso de inúmeros guindastes ou o monta e desmonta continuo.
Guindastes maiores foram desenvolvidos posteriormente usando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas.
Os primeiros guindastes eram feitos de madeira, mas com a Revolução Industrial, passaram a ser produzidos com ferro fundido e aço. Atualmente o guindaste é constituído normalmente por uma torre equipada com cabos e roldanas que é usada para levantar e baixar materiais. Na construção civil, os guindastes são estruturas temporárias fixadas ao chão ou montadas num veículo especialmente concebido, normalmente ao lado da edificação, usado para elevar cargas pesadas aos andares superiores.
Os guindastes podem ser operados com cabine aonde há um controlador ou operador, por uma pequena unidade de controle que pode comunicar via rádio, por infravermelhos ou ligada por cabo.
Este equipamento relativamente simples é o guindaste móvel. A lança telescópica (braço) ou treliça de aço montam sua plataforma móvel. As polias ou alavancas elevam a lança. Geralmente um gancho suspende a peça a ser elevada. A plataforma de uma grua móvel