Introdução a uma história indígena
ANTROPOLOGIA I
INDIOS NO BRASIL: HISTÓRIA, DIREITOS E CIDADANIA.
Discente: Katiany Oliveira Araújo
Docente: Lucas Carwile
SALVADOR, BAHIA
2014
Índios no Brasil: história, direitos e cidadania.
No primeiro capítulo a autora retoma o contexto histórico no qual o contato indígena com os europeus estava inserido e as primeiras impressões que ambos os povos tiveram de tal encontro.
Antes de se batizarem os gentios, batizou-se a terra encontrada. De certa maneira, dessa forma, o Brasil foi simbolicamente criado. Assim, apenas nomeando-o, se tornou posse dele, como se fora virgem. (pág.8) Este pequeno fragmento sintetiza o pensamento no qual as bases da criação do estado brasileiro serão posteriormente assentadas, sempre olhando o índio como um empecilho aos interesses político-econômicos da sociedade, pensamento que tem seu cerne nos primeiros séculos da colonização.
Os primeiros anos de colonização foram marcados por um relativo desinteresse da metrópole portuguesa nas terras recém-descobertas do novo mundo. Somente com o passar dos anos e como os olhos de outras nações voltadas para a colônia, é que Portugal irá empenhar maiores esforços para a colonização do novo mundo.
Nem objeto de conhecimento ou de reflexão, nem sequer ainda de intensa cobiça, o Brasil passou em grande parte despercebido durante os primeiros cinquenta anos de seu contato. (pág.28)
As primeiras relações entre colonizadores e indígenas foram de certo modo amistosas, ambos os povos ainda envoltos no sentimento de admiração e estranheza do entrechocar de culturas completamente destoantes uma da outra. Os europeus buscavam uma explicação para a existência de seres tão diferentes de si, afinal de contas segundo a visão ocidental todos os seres humanos descendiam de Noé, seriam também estes descentes perdidos no tempo? A partir de tais indagações surgirá a concepção de ser o novo mundo um paraíso perdido na terra e seus habitantes, neste primeiro