Aproveitamento Integral dos Alimentos
O Projeto “Aproveitamento Integral dos Alimentos” tem como objetivo informar sobre os princípios nutritivos, esclarecer a importância do alimento de forma integral, através da utilização tanto da casca, folha, polpa e semente. A estratégia utilizada para proporcionar essa maior interação entre moradores e o conteúdo de ciências, mais especificamente, botânica, foi à realização de uma palestra sobre reaproveitamento integral de alimentos na Praça da Ponta da Areia, bairro da cidade de Niterói, onde serão disponibilizados folhetins com algumas informações básicas sobre o tema, algumas receitas fáceis para aplicação do aproveitamento integral no dia-a-dia e serão abordados os seguintes temas: Botânica, Sustentabilidade, Criar e Reutilizar, Alimentação Saudável. A maior parte do lixo brasileiro é orgânico, ou seja, restos de alimentos. Esse fato traz a tona um dos maiores problemas da sociedade de consumo, que é a má utilização dos recursos alimentares e seu consequente desperdício (SESI,2004).
Através de uma pesquisa feita pela Acadêmica de nutrição da USP foi constatado que nós brasileiros perdemos mais de 12 bilhões de reais por ano com o desperdício de alimentos. Os supermercados jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Nas feiras livres de São Paulo, mais de mil toneladas vão para o lixo todos os dias.
Sendo assim a utilização do alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa a utilização dos recursos disponíveis sem desperdício, maior valor nutricional na alimentação, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade.
Neste projeto utilizaremos a Botânica como estratégia, onde poderá ser formado um elo entre pessoas e os temas ambientais. Tendo como objetivo não só a implantação de tais vegetais, frutos e raízes na alimentação bem como a conscientização ambiental e necessidade de preservar a natureza. As leguminosas, as hortaliças e as frutas são alimentos saudáveis ,