APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS
APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: Qualidade nutricional, desperdício e saúde.
SANTO ANDRÉ/SP
NOVEMBRO/2013
COLÉGIO DR. CLÓVIS BEVILÁCQUA
APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: Qualidade nutricional, desperdício e saúde.
Trabalho apresentado ao Colégio Dr. Clóvis Bevilácqua para o curso de Administração, para obtenção parcial de nota bimestral na disciplina de Biologia, sob orientação da profª Erika Pereira.
SANTO ANDRÉ/SP
NOVEMBRO/2013
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL
Os alimentos são divididos em quatro categorias: Energéticos, Reguladores, Construtores e Oleaginosos. Cada categoria fornece algum tipo de contribuição essencial para o corpo, como energia, combustível para o funcionamento de órgãos, manutenção e reparação de tecidos. A principal regra para manter a sua alimentação balanceada é evitar o excesso. Para fazer com que uma alimentação balanceada se converta em economia para o seu bolso, observe bem quais os alimentos que você mais consome hoje. Perceba, por exemplo, como você pode diminuir o consumo de fast food e aumentar o consumo de frutas e legumes. Os primeiros, por serem alimentos industrializados, costumam ter preços maiores do que os produtos da terra. Enquanto a comida de fast food é rica em energia, as saladas de frutas são bem mais eficientes em manter o bom funcionamento dos órgãos.
A IMPORTANCIA DAS PARTES NÃO CONVENCIONAIS DOS ALIMENTOS
Na ausência de orientação sobre a utilização de talos, folhas, cascas e sementes, o consumidor desfruta apenas de 40% das frutas e hortaliças.
Segundo analises químicas, as cascas das frutas que estamos acostumados a desperdiçar, possuí mais nutrientes que a parte comestível da fruta. Nas cascas das hortaliças encontramos fibras, vitaminas e sais mineiras, que tem o papel de antioxidantes (fatores que evitam o envelhecimento da pele) em nossos corpos.