Apresentação oral: "O tesouro"
O Tesouro é um livro de Selma Lagërhof e foi recuperado pela Cavalo de Ferro na colecção Gente Independente.
Na capa é possível ver um navio encalhado no gelo, navio pelo qual Torarin passou e esteve à conversa com o capitão sobre a morte do Sr.Arne e navio onde os esforços de Elsallil compensaram e os marinheiros apanharam os três ladrões escoceses.
A acção decorre na época em que Frederico II da Dinamarca reinava na província de Bohus. Torarin, um vendedor de peixe, atravessava a região em direcção a Solberga, acompanhado pelo seu cão. Apesar da discordância do seu cão, Torarin decide pedir abrigo para repousar em casa do ¬Sr. Arne, um abastado padre luterano que já conhece há alguns anos e que leva uma vida muito humilde. A mulher do Sr. Arne, durante o jantar, ouve o som de facas a serem afiadas, o que espanta todos os outros, que, contudo, ignoram o seu alerta.
Mais tarde, durante a noite, toda a família é chacinada e desaparece o tesouro que o senhor da casa há tanto tempo guardava – moedas de prata.
Torarin, que já havia partido quando se deu o assalto, regressa ao lar destruído e descobre que a filha adoptiva do senhor Arne era a única sobrevivente. Em reconhecimento pela hospitalidade constante do falecido senhor da casa, acaba por recolhê-la e levá-la consigo.
A rapariga, Elsallil, assume um papel central na história, pois é a única capaz de reconhecer os assaltantes, mas um dia, quando conhece um trio de escoceses, não se apercebe que foram os mesmos que mataram e roubaram a sua família.
Com o passar do tempo, apaixona-se por um dos três escoceses, Sir Archie e é o fantasma da sua irmã adoptiva que a leva a fazer justiça.
Elsallil depara-se então com um grande dilema. Quer vingar a morte da sua irmã, mas sofre por estar apaixonada por aquele homem, algo que não se apercebe devido à sua imaturidade.
Vai deixando o tempo ir passando e vai inventando desculpas para não denunciar o bandido, aquele por quem está apaixonada.
Mas certo