celula cancerosa
Em condições normais as células do nosso corpo crescem e se reproduzem por um processo conhecido como divisão celular, onde uma célula se divide e dá origem a duas células idênticas (mitose), este processo é o responsável pela reposição de células mortas, regeneração dos tecidos saudáveis do corpo ou pelo crescimento do indivíduo. Porém existem situações em as células sofre uma mutação e tornam-se cancerosas, essas células perdem a sua função e começam a se multiplicar rapidamente, invadindo e colonizando áreas reservadas para outras células. Esse crescimento celular descontrolado origina um novo tecido celular, que recebe o nome de tumor. O tumor está divido em duas classes:
Tumor benigno – as células que crescem e se multiplicam não tem a capacidade de invadir outros tecidos.
Tumor maligno – é o tumor formado células cancerosas que tem a capacidade de formar novos vasos sangüíneos, que as nutrirão e assim elas continuarão a crescer e se multiplicar desordenadamente. Através dessa multiplicação essas células invadem e destroem os tecidos celulares vizinhos.
Causas
O câncer não é uma doença contagiosa, ele pode se desenvolver em qualquer pessoa independente de idade e condição social, mas existem alguns fatores que podem colaborar com o seu surgimento:
- Pré-disposição genética – pessoas com histórico de câncer na família;
- Tabagismo – os fumantes tem mais possibilidades de desenvolverem a doença no pulmão, boca ou garganta;
- Consumir bebidas alcoólica em excesso, aumenta as possibilidades dessa doença no estômago ou boca;
- Ficar exposto ao sol excessivamente sem a devida proteção, pode desencadear câncer de pele;
- Distúrbio hormonal – provoca câncer de mama;
- Exposição à radiações – pode causar a leucemia;
- HPV (papillomavirus humano) – é um vírus que causa verrugas genitais está associado ao desenvolvimento do câncer do colo uterino;
- Hábitos alimentares inadequados, uma vida estressante e a exposição a alguns