Células Cancerosas
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo
2- O câncer é uma doença genética. Justifique essa afirmação.
Todo o câncer é causado por uma alteração nos genes, mas isto não significa que seja hereditário (de pai para filho). Se a pessoa vem de uma família que possui um grande histórico de câncer, esta pessoa pode desenvolver a doença ao longo de sua vida se não tiver bons hábitos. Os tumores resultam a partir de alterações no DNA.
3- O câncer tem cura? Justifique.
Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de o tratamento dar certo. Se o diagnóstico for feito tardiamente, o índice de cura do câncer diminui e complicações podem aparecer mesmo depois de esse tumor ter sido tratado.
4- Explicar cada processo de tratamento do câncer:
Cirurgia: é a modalidade de tratamento mais antiga e mais definitiva, principalmente quando o tumor está em estagio inicial e em condições favoráveis para sua retirada.
Radioterapia: é o mais utilizado para tumores localizados que não podem ser retirados por cirurgia (ressecados) totalmente, ou para tumores que costumem retornar ao mesmo local após a cirurgia. As radiações não são vistas, e durante a aplicação o paciente não sente nada.
Quimioterapia: a quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos extremamente potentes no combate ao câncer. Eles são aplicados, em sua maioria, na veia, podendo também ser dados por via oral,