secas no sertão nordestino
MARLI TERESINHA DA COSTA NUNES
PROF.(A) ORIENTADOR HELENA BOM LICENCIATURA EM GEOGRAFIA (GED0098)
RESUMO
A seca no nordeste é uma problemática antiga que sempre causou e ainda causa inúmeros transtornos à população, principalmente as de menor poder aquisitivo. Proposto, neste artigo tem por objetivo mostrar a situação na região nordeste também às dificuldades que a população enfrenta nesse período e quais as medidas que estão sendo tomadas por parte do poder publico para minimizar os efeitos dessa problemática na população nordestina.
Palavra-chave: Dificuldades- Fome – Miséria –seca – Migração- Educação.
1- INTRODUÇÃO.
A região Nordeste do Brasil historicamente sempre sofreu com a estiagem, os severos períodos de seca marcaram para sempre a população dessa região. Desde a época da colonização Portuguesa, há relatos sobre a seca no Nordeste, Essa narrativa demonstra a realidade da seca na época da colonização que mesmo em condições onde era ausente a infra-estrutura para abastecimento de água e densidade demográfica baixa e seca no nordeste na maioria das vezes resultou em processo migratório. Outro fenômeno marcante na historia das secas foi a estiagem do ano 1979, que se estendeu até o ano de 1983 causando pelo acontecimento de um episodio bastante peculiar que foi o EL. NIÑO.1982/1983 .Assim demonstra Campos e E Studart (2001) Apud.Souza(1979) . Ouve uma grande seca e esterilidade na província (Pernambuco).
1.1- DESENVOLVIMENTO TEÓRICO.
A partir da seca de 1970, surgiu o programa de distribuição de terra e de estimulo a agricultura do norte nordeste (pro terra),em 1971,com o objetivo de promover uma reforma agrária pacifica no nordeste pela compra de terras de fazendeiros de modo espontânea e o preço de mercado. Em 1974, foi instituído o programa de desenvolvimento de terra integrada do nordeste (polonordeste), para promover a modernização da agropecuária em