Aprendizagem Motora e Psicomotricidade
Boato, Elvio Marcos: Introdução à educação psicomotora: a vez e a voz do corpo na escola. Brasília: Hidelbrando Editor e Autores associados, 2006.
8.1) Críticas e comentários Sobre o tônus da postura, o autor afirma que ele está ligado diretamente às emoções e por este motivo, pode afetar na execução dos movimentos. Aqui o autor poderia ter comentado algumas coisas simples, mas que influenciam o tônus, expectativa de dor, medo de cair, novos contatos pessoais, estado emocional.
8) TÔNUS DA POSTURA O tônus muscular é o suporte do corpo humano, e é constituído da função tônica e da função de motilidade. A função tônica corresponde ao equilíbrio do corpo e a função de motilidade só atua se a tônica permitir. O tônus está ligado diretamente às emoções, um exemplo disso é quando uma pessoa vai executar um determinado movimento, ela será sempre influenciada pelas suas emoções no momento da execução, sentimento de medo, nervosismo, alegria, tensão tudo será informado pela função tônica e a função de motilidade influenciará diretamente o movimento.
7.1) Críticas e comentários O autor define bem o que é o ritmo e também explica como o ritmo deve ser trabalhado. Fala sobre a importância de sempre dar liberdade para a criança executar os movimentos da sua maneira e dentro do seu tempo, desenvolvendo sempre aos poucos e com paciência as aptidões da criança.
7) RITMO O ritmo é espontâneo, pode ser individual e coletivo. Ao pedirmos a uma criança que bata palmas, ela vai executar a seu modo, ou seja, dentro do seu ritmo. Apesar de ser espontâneo o ritmo deve ser organizado, pois faz parte do desenvolvimento psicomotor da criança. Não se trata de ensinar o ritmo à criança, mas sim estimular ela a criar seu próprio ritmo. Um meio de trabalhar o ritmo na escola é através da dança, porém, um erro muito comum é os professores passarem coreografias prontas para as crianças, impedindo – as de criar seu próprio ritmo.