Psicomotricidade
Introdução
A psicomotricidade pode ser definida como a ciência que estuda o homem através de seu corpo em movimento, suas relações internas e externas. Seu estudo está ligado a três premissas principais: o movimento, o intelecto e o afeto. É uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizadem
Uma boa estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui de uma forma progressiva do todo para o específico.
Para Destarte, a psicomotricidade tem fortes relações com o processo de aprendizagem. (A PSICOMOTRICIDADE, online, 2011).
Desenvolvimento
Para uma melhor compreensão da psicomotricidade, devemos primeiro entender o desenvolvimento motor do individuo. Para Martin; Jauregui e Lopez (2004), entende-se como motricidade toda resposta motora gerada pelo nosso corpo. Esse processo ocorre quando o corpo recebe um estimulo e tem a reação como resposta do mesmo.
Partindo desse estudo,esse trabalho tem como objetivo, mostrar que a psicomotricidade é indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico.
Segundo Le Bouche (1969), a Psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos expontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.
Além do fator psicológico, psicomotricidade é a evolução das relações recíprocas, incessantes e permanentes dos fatores neurofisiológicos e sociais que intervêm na interação, elaboração e realização do movimento humano, como afirma Fonseca (1993).
O corpo e seus movimentos acontecem desde o nascimento, transformando-se com o tempo em expressão de desejo e linguagem. Essa ação nada mais é que a vivência dos elementos psicomotores dentro de contextos histórico-culturais e afetivos significativos.
A psicomotricidade se ocupa do corpo em movimento: