Psicomotricidade
Acadêmicas do 2º Período do Curso de Pedagogia
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar como são inseridas as atividades psicomotoras na educação infantil, e de que forma elas podem contribuir no processo de aprendizagem dos alunos. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica sobre a temática em questão, salientando a importância do auxílio da psicomotricidade como instrumento em promover a intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: psicomotricidade; escola; alfabetização; criança.
INTRODUÇÃO
A psicomotricidade vem contribuindo para a boa formação do esquema corporal e tem como principal objetivo a prática do movimento em todas as etapas de vida da criança. Por meio de atividades, a criança pode além de brincar e se divertir, cria, interpreta e relaciona com o mundo a qual ela vive. A psicomotricidade pode ser resumida em um relacionamento através de uma ação, como um meio de tomada de consciência a qual une o corpo, mente, natureza e sociedade. Está associada à afetividade e personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente o trabalho de educação psicomotora na educação infantil deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, atividades lúdicas se conscientizem sobre seu corpo.
Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras. Com o desenvolvimento e as descobertas da neurofisiologia, começa a constatar-se que há diferentes disfunções graves sem que o cérebro esteja lesionado ou sem que a lesão esteja