Aprendizagem Apreciativa ou Afetiva
CÂMPUS URUTAÍ
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Maria de Souza
Aprendizagem Apreciativa ou Afetiva
Urutaí,
Março 2014
Aprendizagem Apreciativa ou Afetiva
Caracterização
A escola moderna pretende contribuir para a equilibrada formação da personalidade do aluno e sua integração ao ambiente sociocultural, através do ajustamento de seus sentimentos, atitudes e ideais aos do grupo a que o mesmo pertence.
Diante de um novo conhecimento ou habilidade, a atitude do aprendiz pode variar, revelando-se positiva, negativa, ou mesmo indiferente. Desta maneira, a aprendizagem apreciativa, emocional ou afetiva sempre acompanha as demais, isto é, é concomitante ás outras aprendizagens.
A aprendizagem apreciativa influi, modifica e aperfeiçoa a personalidade do educando, que se estrutura sob as bases hereditárias em constante interação com o meio de ambiente. Esta aprendizagem compreende as atitudes e valores sociais, traduzidos por gosto, preferências, simpatias, costumes, crenças, hábitos e ideais de ação, que constituem os princípios mais gerais de conduta humana. Sem emoções, sentimentos, valores e ideais, a vida não teria sentido. Sem essas reações, as palavras felicidade e desgraça, prazer e dor, amor e ódio seriam inteligíveis; e, como tudo seria um pouquinho diferente os fatos mais vulgares e as maiores catástrofes deixariam o homem completamente impassível.
O interesse com que todos os seres humanos buscam as emoções moderadas é prova evidente de que a emoção constitui um elemento necessário à vida. A aprendizagem apreciativa resulta em respostas afetivas, que poderão ser proveitosas ao indivíduo e à sociedade, se eliminadas as perniciosas, formando- se, como diz Thorndike o “hábito de experimentar com oportunidade com sentimentos apropriados”.
Muitos dos estados afetivos no homem, como o amor, o respeito, a admiração, são, em grande proporção, fruto da experiência e da educação. A