Aprenderes e Saberes
NOMINANDO
ÁGUA BRANCA – PB
2012
Todo educador, apresenta-se como uma referencia para a formação dos educandos e, é muito importante a maneira como se relaciona com eles. A forma de contato é fundamental, para que se sintam inteligentes e capazes. “Ninguém nasce educador ou marcado pra ser educador. A gente se faz educador, se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática.”
APRESENTAÇÃO
Este projeto será desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José
Nominando, nas turmas de Ensino Fundamental e Médio, tendo como temática central:
Interagindo aprenderes e saberes.
Tendo em vista a proposta do MEC:
Troca de conhecimento é o processo de convivência humana que amplia o nosso conhecimento no sentido de compreender a pluralidade de ideias, conceitos e tipos de função de variantes linguísticas e cultura, além disso, é necessário o aprofundamento nas questões relativas aos processos perceptivos, mentais, afetivos, sendo que estas questões tornam mais amplo o conhecimento de cada ser humano referente à educação, a docência, a cognição e a aprendizagem.
A interação possibilita a trocar experiências e ganhar conhecimento. “Deve haver abertura para o diálogo, aceitação de pontos de vista, diferentes capacidade de negociação e mudança do olhar” (MEC).
É exatamente o que se pretende com este projeto, trocar conhecimentos entre professores e alunos, aproveitando melhor o horário departamental.
JUSTIFICATIVA
Este projeto vem nortear as atividades escolares e ou uma prática pedagógica que se fundamente na construção de saberes e não somente em obtenção de informações e acesso ao conhecimento, mas que venha permitir um trabalho interdisciplinar abrangendo as diversas áreas do conhecimento, inserido na realidade viabilizando múltiplas relações sociais, buscando uma discussão que tem como ponto inicial a compreensão a partir da LDB, dos