Aprender Brincar
Partindo do princípio da necessidade de inovar as praticas educativa, tendo em vista as dificuldades geradas no processo de ensino-aprendizagem, pretende-se alcançar um aprendizado eficaz na educação infantil, no qualse pode recorrer á recursos alternativos que garantam o sucesso da aquisição do conhecimento, sendo um deles o manejo do lúdico, da aprendizagem adquirida através do brincar. Portanto, foca-se, percebendo seus conceitos e seu desenvolvimento dentro do campo educacional.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITO DE APRENDIZAGEM
A psicologia define a aprendizagem como modificação do comportamento e aquisição de hábitos. Podendo também, ser entendida como um processo gradual na vida do ser humano, visto que,a aquisição de conhecimento ocorre de forma diária, contínua e fragmentada onde integra e aprimora novos conceitos,devendo se levar em conta a maturidade e o estilo do individuo frente à aquisição dessa aprendizagem, ou seja, percebê-la de maneira pessoal.
Diversos psicólogos desenvolveram algumas teorias distintas a cerca da aprendizagem. Skinner a partir da sua experiência no condicionamento operante considera que a eficácia de um programa de reforços educacionais modela comportamentos de respostas que se aproxima ao desejado no padrão educacional. A Gestalt a entende como um processo de percepção que agregada à estrutura cognitiva pode modificá-la.
Vários são os pesquisadores nessa área, mais pouco se tem encontrado como uma prática assertiva e padronizada dedicada aos pais e professores no intitulado aprendizado infantil tanto no âmbito escolar quanto psicossocial e familiar, não é que se queira estabelecer uma “receita pronta” e tão pouco atribuir conceitos de senso comum para essas praticas educacional, mas sim aprimorar as ferramentas para que a aquisição dessa aprendizagem ocorra de forma significativa e não patológica.
Rogers afirma que o educador deve concentrar sua atenção não em ensinar, mas criar condições que promovam a