hidrantes
1 Objetivo
2 Aplicação
3 Referências normativas e bibliográficas
4 Definições
5 Procedimentos
ANEXOS
A - Sistema de mangotinho com válvula globo angular
B - Reservatórios
C - Bombas de incêndio
D - Abrigos de mangueiras e mangotinhos
E - Casos de isenção de sistema fixo de hidrantes e mangotinhos
1 OBJETIVO
Fixar as condições necessárias exigíveis para dimensionamento, instalação, manutenção, aceitação e manuseio, bem como as características, dos componentes de sistemas de hidrantes e/ou de mangotinhos para uso exclusivo de Combate a Incêndio em edificações.
2 APLICAÇÃO
Esta Norma de Procedimento Técnico (NPT) aplica-se a todas às edificações ou áreas de risco, em que seja necessária a instalação de sistemas de hidrantes e/ou mangotinhos para combate a incêndio, de acordo com o previsto no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
3 REFERÊNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS
Instrução Técnica no 22/2011 – Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio. Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão.
NBR 5580 – Tubos de aço-carbono para rosca Whitworth gás para usos comuns na condução de fluídos – Especificação.
NBR 5587 – Tubos de aço para condução, com rosca ANSI/ASME B1.20.1 –Dimensões básicas – Padronização.
NBR 5590 – Tubo de aço-carbono com ou sem costura, pretos ou galvanizados por imersão a quente, para costura, para condução de fluídos – Especificação.
NBR 5626 – Instalação predial de água – Tubos e conexões de PVC 6,3 com junta elástica e com diâmetros nominais até DN 100 – Parte 1: Requisitos gerais.
NBR 5647-2 – Sistemas para adução distribuição de água - Tubos e conexões de PVC 6,3 com diâmetros nominais até DN 100 – Parte 2: Requisitos específicos para tubos com pressão nominal PN 1,0 Mpa.
NBR 5647-3 – Sistemas para adução distribuição de água – Tubos e conexões de PVC 6,3 com