Apostila de direito internacional
Segundo Chiavenato (1989), é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com pessoas, incluindo: recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
2.2.1. Processos pertinentes a recrutamento
O recrutamento por ser uma das tarefas mais importantes do setor de RH, necessita de uma boa conversa com o líder do setor que abriu a vaga, verificando quais as qualificações técnicas e qualificações pessoais, ajuda muito na hora de selecionar candidatos.
As qualificações pessoais são de extrema importância, pois tem que estar atrelado à visão, missão e crenças da empresa, é importante montar um time, que tenha as mesmas características. Não podemos ter profissionais com visões, valores e crenças diferentes das que a organização tem.
O próximo passo é relacionar currículos que se enquadram no perfil profissional solicitado, esses candidatos passará por uma ficha com perguntas, essa ficha servirá para ajudar em entrevistas.
Na entrevista iremos buscar os profissionais que mais se enquadram com o perfil que nos foi solicitado, os aprovados serão encaminhados para fazer testes práticos com o líder e esse vai decidir qual o candidato que mais se encaixa em sua equipe, o aconselhável são no máximo três por vaga, o líder provavelmente não disponibiliza de muito tempo para ficar avaliando, essa é a fase em que já definiu que o colaborador tem o conhecimento técnico e tem o perfil profissional para atuar na vaga que foi solicitada, agora é só a definição do candidato que o líder prefere.
2.2.2. Seleção e treinamentos de funcionários
Podemos realizar uma seleção interna para a vaga solicitada, tendo alguém que se encaixe no perfil da vaga podemos dar oportunidade aos funcionários que a organização já possui e otimizando tempo.
Sabemos que hoje para possuir um bom atendimento resulta em satisfação e retorno de clientes, gerando crescimento dos negócios e para