Apologia da História
1 – Bibliografia
BLOC, Marc Leopold Benjamin, 1886 – 1944. Apologia da História ou O Ofício do Historiador; tradução, André Telles – Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
Resenha elaborada por Danglar Soeiro Rodrigues, aluno do curso de Direito da Faculdade Multivix de Vitória , matrícula 14102138, para a disciplina de História do Direito, em 10/04/2014
Marc Bloch foi um renomado historiador francês, considerado o maior medievalista de todos os tempos e na opinião de muitos o maior historiador do século XX. Publicou vários livros que se tornaram clássicos da historiografia, entre eles, Os Reis Taumaturgos e A Sociedade Feudal. É referência para os historiadores e sua obra continua sendo objeto de pesquisa e muitos trabalhos. O livro Apologia da História ou o Ofício do Historiador é uma obra póstuma e inacabada de Marc Bloch, publicada em 1949, sobre metodologia histórica e apresenta uma discussão teórica sobre a ciência histórica e o trabalho do Historiador.
O livro traça um caminho para a produção de uma “História” ampliada e aprofundada, abordando a observação, a crítica, a análise, e a causa dos fatos como condição fundamental para obtê-la. Assim, o historiador deve trabalhar dentro de um contexto maior, holístico, ou seja, associar o objeto de estudo ao conjunto das tendências que se manifestam, no mesmo momento, em outras disciplinas, em vez de vê-lo de forma fragmentado e isolado. Para ele escrever a história com honestidade, buscar os caminhos verdadeiros na sua maior proporção, penetrar em suas “molas ocultas”, o historiador deve considerar muito menos o querer saber do querer compreender.
Afirma que o historiador