apologia da historia
Faculdade de Ciências Econômicas
Primeira Avaliação da disciplina: Leitura Dirigida
Professor: Alexandre Mendes Cunha
Texto: Apologia da Historia; ou o oficio de historiador
Autor:
Ricardo Casarotto (2011005978)
Apologia da Historia; ou o oficio de historiador Marc Bloch
Judeu nascido na França, Marc Bloch lutou nas duas grandes guerras e foi fuzilado durante a resistência francesa contra invasão alemã na segunda guerra mundial. Escreveu sua obra “Apologia da Historia; ou o oficio de Historiador" durante seu cárcere, enquanto esperava seu futuro incerto, o que explica a falta de citações e a parte inacabada de seu texto, juntamente com Lucien Febvre fundou a escola dos Annales que foi um marco para a pesquisa histórica.
Bloch inicia sua obra com a indagação de um garoto “Papai, então me explica para que serve a historia” esse é o ponto que ele busca explicar em sua obra, seu ponto inicial. Apologia da historia não é somente um livro de metodologia de historia é antes de qualquer coisa uma critica a hipocrisia de como a historia era feita pelos eruditas, em especial, aos positivistas. A indagação inicial mostra a cisão que ele busca, a simplicidade e a inocência mostram que a historia não é feita para ser grandiosa, não é para exaltar os grandes imperadores, os grandes fatos e sim e para examinar o passado, como tudo ocorreu, ou seja, seu desenrolar.
Esse livro tenta então alterar o objeto da historia. A historia, segundo Bloch , não deve ser somente o passado; tudo o que ocorre depende da ação dos homens, por traz de todos os acontecimentos existe a ação dele, portanto a obra defende que a historia deve tratar, não somente do passado, mais de como os homens se comportavam nos diferentes tempos, ou seja, o objeto da historia deve ser o homem no tempo.
Como o homem não é estático seu