Aplicabilidade do planejamento estratégico no faturamento hospitalar
Planejamento estratégico, conhecido e utilizado atualmente, é o resultado da contribuição de inúmeros autores que foram ao longo dos anos desenvolvendo e aperfeiçoando suas teorias, estudos e práticas, adequando-as para ambientes cada vez mais turbulentos e imprevisíveis.
Na área da saúde, em especial na área hospitalar, o processo é ainda mais complexo. Entender e trabalhar o processo hospitalar como negócio e equilibrar esse conceito com a função social da instituição exigem uma gestão empresarial absolutamente ética, competente e desafiadora. Logo, a elaboração periódica de um planejamento estratégico torna-se fundamental para a sustentabilidade e perenidade da organização.
Refletir sobre o faturamento hospitalar obriga-nos a por em prática todas as dimensões do planejamento estratégico, chamando nossa atenção para as perspectivas do cliente, processos internos, aprendizado e crescimento, e não somente na financeira.
A instituição hospitalar deve ampliar seu olhar, entendendo que o faturamento hospitalar tem seu início no momento da solicitação de atendimento, seja ele ambulatorial ou internação hospitalar. A burocracia na obtenção de autorizações para a realização de procedimentos médicos e uso de materiais nos hospitais é a primeira etapa a ser abordada pela aplicação da ferramenta 5W2H, garantindo um salto qualitativo nas ações e um diferencial competitivo para as instituições.
A análise das fontes pagadoras deve também ter seu lugar de destaque na verificação dos cenários.
Não menos importante, mas pouco empregada é a análise do capital humano aliada ao perfil de competências e habilidades. Deve-se lembrar que as atividades desenvolvidas na área do faturamento hospitalar são específicas, complexas, desgastantes e