Ética profissional
Neste trabalho vamos falar sobre ética profissional.
Às vezes é importante sabermos diferenciar nossas atitudes no ambiente de trabalho. Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade gera responsabilidade. De forma ampla a Ética é definida como fundamento do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
Muitas pessoas são obcecadas em buscar o máximo de dinheiro ou de poder, que acabam passando por cima de todos os "limites éticos", leis e a própria ordem de respeito e responsabilidade dentro da sociedade. Buscar e viver ética é muito mais que uma questão de valor profissional, de vida em sociedade. É uma questão de nível pessoal. Para cada pessoa a visão de ética é diferente, estando de acordo com os valores que cada um acha importante. Dificilmente será perfeita, muito menos respeitada por toda a sociedade. Mas é por ela que a vida em sociedade é constituída.
2.0 - RETORNO ÀS ORIGENS
Historicamente, a Ética sempre foi orientada pela religião e pela razão, sendo esta uma razão crítica em todas as sociedades. Podemos observar grandes filósofos como, Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Hobbes, Hume, Hegel, Kant, Bérgson, Heidegger, Habermas, cada um a seu modo, buscando o estabelecimento de códigos de ética válidos universalmente.
2.1 – CONCEITO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Um profissional deve saber diferenciar a Ética da moral e do direito. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. O direito estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, valendo apenas para aquele lugar. As normas jurídicas obrigam os cidadãos de forma coercitiva, ou seja independente da vontade pessoal. Já a norma ética não obriga coativamente a pessoa que a descumpre. Pessoas afirmam que em alguns pontos elas podem gerar conflitos. O desacato civil ocorre quando