Planejamento estratégico
Muito se fala em Planejamento Estratégico, e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta da administração.
O Planejamento Estratégico que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
As razões crescentes dessa atenção a estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras. Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do Planejamento Estratégico, pode-se citar que os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se a conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tai ajustes sejam feitos com inteligência.
Trata-se de um instrumento mais flexível que conhecido Planejamento a Longo Prazo. Um elemento chave da estratégia é a seleção de apenas algumas característica e medidas a serem consideradas.
É um instrumento que força ou pelo menos estimula os administradores a pensar em termos do que é importante ou relativamente importante e também a se concentrar sobre assuntos de relevância.
O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vinculo com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o Planejamento Estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.
2 DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Segundo Oliveira (2007, p. 5) planejamento estratégico pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam