Espectro
CURSTO TÉCNICO DE QUÍMICA
ANÁLISE QUIMÍCA
PRÁTICAS DE ESPECTROFOTOMETRIA
ANA KARINA DE BARROS CHRIST (03)
TURMA 1411
Novo Hamburgo, 02 de agosto de 2011 1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 O Espectro Eletromagnético A região ultravioleta do espectro é geralmente considerada na faixa de 200 a 400 nm, e a região do visível entre 400 a 800 nm. As energias correspondentes a essas regiões são ao redor de 150 a 72 k.cal.mol-1 na região ultravioleta, e 72 a 36 k.cal.mol-1 para a região visível. Energias dessa magnitude correspondem, muitas vezes, à diferença entre estados eletrônicos de muitas moléculas. A absorção da região visível e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes. Como conseqüência, o pico de absorção pode ser correlacionado com o tipo de ligação que existe na espécie que está sendo estudada.
[pic]
1.2 As ondas eletromagnéticas As ondas eletromagnéticas que formam o espectro diferem-se uma das outras pela freqüência de propagação e pela forma como são produzidas. As freqüências são tão diferentes que algumas ondas não interagem com a matéria, outras interagem a nível molecular, outras até em nível subatômico.
1.3 Princípios da Espectrofotometria A espectrofotometria visível e ultravioleta é um dos métodos analíticos mais usados nas determinações analíticas em diversas áreas. É aplicada para determinações de compostos orgânicos e inorgânicos, como, por exemplo, na identificação do princípio ativo de fármacos. A espectroscopia de absorção molecular é valiosa para a identificação dos grupos funcionais na molécula. Mais importante, entretanto, são as aplicações da espectroscopia de absorção visível/ ultravioleta para a determinação quantitativa de compostos contendo grupos absorventes.
1.3.1 Absorbância e transmitância Quando a radiação interage com um objeto, pode ser refletida, absorvida ou