espectro
É uma distribuição das frequências de rádio para os diferentes serviços tais como rádio AM, FM, televisão VHF/UHF, paging, trunking, telefonia celular, pcs, sistemas micro-ondas, satélite e outros. Ela é feita pelo órgão regulador das telecomunicações, neste caso pela CCITT, e em casos mais específicos, por exemplo a faixa para CATV, serviços civil e militar, é regulada nos EUA pela FCC, e no Brasil pelo Ministério das Comunicações.
Por exemplo temos:
Uso militar de 1.710 até 1.850 GHz
Serviço CATV de 12.7 até 12.95 GHz SPECTRO ELETROMAGNÉTICO
A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajetória.
Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de frequências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
As ondas eletromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade , modificando a frequência de acordo com espécie e, consequentemente, o comprimento de onda
Observe que algumas frequências de TV podem coincidir com a frequência de FM.
Isso permite algumas vezes captar uma rádio FM na televisão ou captar um canal de TV num aparelho de rádio FM.
CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS RADIAÇÕES
Ondas de Rádio
"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde frequências muito pequenas, até 1012 Hz, acima da qual estão os raios infravermelhos.
As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as micro-ondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.
Ondas de rádio propriamente ditas
As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz, têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam